Equitação Terapêutica
A equitação, para além de proporcionar momentos de muita diversão, tem inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais que a diferenciam de outros desportos tradicionais:
-
Melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a postura corporal
-
Desenvolve os cinco sentidos
-
Melhora a condição física em geral e aumenta a rapidez dos reflexos
-
Desenvolve a orientação espácio-temporal
-
Melhora a auto-estima e a autoconfiança e ajuda a superar dificuldades
-
Promove a consciência corporal e a autonomia e encoraja a tomada de decisão
-
Facilita a aprendizagem
-
Promove o relaxamento e a diminuição dos estados de stress pelo contacto com o cavalo
-
Ajuda a estabelecer limites, a diminuir a agressividade e facilita a socialização
A equitação terapêutica é uma abordagem terapêutica e educacional utilizada em crianças e adultos com uma grande variedade de deficiências físicas, cognitivas, emocionais e de desenvolvimento. Combina os conceitos base da equitação clássica com os fundamentos teóricos da reabilitação, contribuindo para a melhoria das capacidades físicas, emocionais, sociais, cognitivas, comportamentais e educacionais, bem como para uma atividade saudável e divertida.
Os cavalos são extremamente sensíveis ao ambiente e capazes de reconhecer os sentimentos e intenções das pessoas. Essa capacidade é usada para desenvolver, aumentar e melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais do praticante, que aprende comportamentos e maneiras apropriadas. Também contribui para construir relações com o cavalo e com outras pessoas trabalhando em equipa e assumindo responsabilidade pelo seu cavalo.
O calor e o movimento tridimensional do cavalo (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás) são transmitidos através do corpo do praticante, tornando-o mais relaxado e flexível, melhorando o equilíbrio, a mobilidade, a postura e a coordenação, fortalecendo os músculos, aumentando a circulação e a saúde em geral. Para os indivíduos com deficiência mental ou emocional, a relação única formada com o seu cavalo pode levar a maior confiança, paciência e auto-estima, bem como bem-estar emocional e relaxamento. O sentimento de independência encontrado a cavalo beneficia todos os praticantes.